Segmento: Maternal

Na visão piagetiana, partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias, a criança constrói o conhecimento. Dessa forma, o projeto pedagógico para a turma do maternal está pautado em experiências lúdicas de aprendizagem.

9837036566_9ef2e57932_o(2)

O nosso projeto está pautado no(a):

1. entendimento de que as brincadeiras é um dos principais modos de expressão da criança;
2. necessidade de estimular o desenvolvimento da oralidade a fim de ampliar as formas de comunicação da criança;
3. reconhecimento do movimento corporal como forma de interação da criança com o mundo;
4. importância de estimular a curiosidade e a experimentação para construir conhecimento;
5. incentivo à autonomia.

Segmento: Pré-escolar

A Educação Infantil do BJ Colégio e Curso organiza a escolaridade em 4 fases, a partir da observação das etapas do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança. A primeira fase – o Infantil 1 – atende as crianças de 18 meses  a 2 anos de idade; a segunda –Infantil 2 – atende as crianças de 3 anos de idade; a terceira –o Infantil 3 – atende crianças de 4 anos de idade; a quarta – o Infantil 4 – atende crianças de 5 anos de idade.

O horário escolar das turmas da educação infantil é das 7h20 às 11h50min, de segunda a sexta-feira. Durante esse período, além das atividades pedagógicas conduzidas pelas professoras de classe, os alunos participam das seguintes aulas: artes, música, educação física, expressão corporal e inglês.O BJ Colégio e Curso, na organização de sua proposta pedagógica e no planejamento de atividades, considera a singularidade com que a criança concebe o mundo e constrói sentidos para o que vê a sua volta. Dessa forma, o trabalho pedagógico para a educação de crianças de 18 meses a 5anos está alicerçado nos princípios éticos, políticos e estéticos.

educa-infantil-1

Avaliação

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na Seção II, referente à educação infantil, artigo 31 que: “… a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.Dessa forma, a avaliação das crianças é feita de maneira contínua e sistemática, através da observação diária de todas as atividades individuais e coletivas. O registro da avaliação é apresentado através de relatório individual no qual são analisados o desenvolvimento pessoal e social – autonomia, interação, participação, cooperação, motivação– e a construção de saberes. Assim, pretende-se avaliar a criança de maneira global, considerando tanto seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor quanto o sócio-emocional.

Matriz curricular

Estrutura curricular da educação infantil:

infantil_0

infantil-1