Ensino Médio

O Ensino médio, conforme o artigo 35 da Lei n.º 9394/96, é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos e terá como finalidade:

l. a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II. a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior;
III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Dessa forma, o Ensino Médio do BJ Colégio e Curso está centrado na preparação do aluno para as diversas situações da vida como exames vestibulares, escolha profissional e exercício da cidadania. Os temas abordados em aulas têm como norteadora a Matriz de Referência para o ENEM.

Atividades complementares do Ensino Médio:

Aulas Laboratoriais de Química

Quinzenalmente os alunos do Ensino Médio participam de aulas de Química no nosso laboratório multidisciplinar. Nos encontros, os alunos terão a oportunidade, de forma segura, praticar experimentos baseados nos conhecimentos construídos nas aulas teóricas de Química.

Laboratório de Redação

No laboratório de redação, o aluno terá a oportunidade de ampliar sua competência escritora, através de atividades práticas e atendimentos individuais.

Projeto conhecendo profissões, construindo carreiras

O aluno desde o 1º ano é convidado a participar de palestras com profissionais reconhecidos no mercado de trabalho, a visitar instituições de ensino superior e a frequentar feiras de profissão. Tudo isso com o objetivo de deixá-lo mais seguro na hora de escolher a profissão.

Ciclo de discussões interdisciplinares

Frequentemente são promovidos encontros especiais com professores de diferentes áreas para tratar de temas importantes à formação cidadã e acadêmica do aluno.

Matriz curricular

As disciplinas que compõem a matriz curricular do Ensino Médio estão organizadas em 4 grandes áreas do conhecimento:

Linguagem e seus códigos: Língua Portuguesa, Redação, Educação Física, Língua Estrangeira, Artes e Literatura.
Matemática e seus códigos

Ciências Humanas: Geografia, Sociologia, Filosofia, História, Ética e Cidadania.

Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia.

qqq

wwww