Projeto Pedagógico

proposta pedagógica

A proposta pedagógica do BJ COLÉGIO E CURSO é pautada pelo respeito ao aluno. Este sempre tratado como indivíduo livre, pensante, criativo, crítico, investigador, capaz de interagir com o próximo, respeitando as diferenças, e de transformar o espaço físico e social, executando ações éticas e voltadas para o bem comum.

METAS

– Desenvolver o espírito questionador e o senso crítico do educando.
– Incentivar a iniciação científica.
– Ensejar a busca pelo conhecimento.
– Estimular a criatividade artística.
– Direcionar para a experiência da convivência coletiva, desenvolvendo posturas éticas, sentimento de liderança e respeito à diversidade.
– Possibilitar o entendimento da cultura.
– Construir e fortalecer vínculos de afetividade.
– Promover a formação da consciência ambiental a partir de valores como preservação, sustentabilidade e consumo responsável.

Ações Didáticas Gerais

O BJ Colégio e Curso considera fundamentais, ao desenvolvimento cognitivo do aluno, as seguintes estratégias didáticas:

– incentivo ao debate;
– estímulo à pesquisa;
– proposição permanente de exercícios variados;
– aplicação prática dos conteúdos e relação com a vida cotidiana;
– desenvolvimento de projetos.

Organização Curricular

A Organização Curricular do BJ Colégio & Curso está sintetizada sob a forma de matriz curricular, na qual consta os componentes curriculares e as suas respectivas cargas horárias, números de semanas e de dias letivos semanais e anuais, seguindo as orientações e recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.